Liga Portugal

A preocupação ambiental da Liga Portugal estende-se a todos os níveis, seja na vertente pedagógica interna, seja nas iniciativas externas, adotando práticas ao nível de reutilização de água e materiais, separação de lixos e utilização de matérias recicláveis, entre outras medidas.

Ação climática

A preocupação ambiental é transversal a todas as ações da Liga Portugal, quer nas vertentes pedagógicas internas quer nas iniciativas externas. Controlo de ruído, apelo constante à reutilização de águas e à adoção de energias renováveis, uso de materiais reutilizáveis e separação de lixos são realidades concretas e motivo de incentivo à adoção de melhores práticas pelas Sociedades Desportivas e por todos os agentes associados ao Futebol Profissional. Também a Arena, futuro edifício sede da Liga Portugal, cumprirá a certificação energética de Classificação A, recorrerá a painéis solares fotovoltaicos, e, em paralelo, otimizará o consumo de energia através de sensores de movimento e iluminação LED de baixo consumo.

Testemunho

Aderir ao Pacto do Clima, associando-se à Camara Municipal do Porto afigura-se, para a Liga Portugal, como a materialização do seu compromisso moral e ético. Ser parceiro deste desafio configura um pacto efetivo entre duas Instituições que já pugnam pela defesa do ambiente e se preocupam com o legado a deixar às gerações vindouras.

Pedro Proença
Presidente, 2022