O Museu Nacional Soares dos Reis, instalado no Palácio dos Carrancas, tem origem no Museu de Pinturas e Estampas e outros Objetos de Belas Artes, criado em 1833, por D. Pedro IV. Reúne onze coleções e mais de 18.000 bens culturais no seu acervo. Distinguido com o Prémio Museu do Ano em 2024, é o único Museu Nacional no Norte de Portugal.
Ação climática
O MNSR tem vindo a adotar várias medidas para a ação climática, que incluem intervenções no edifício histórico onde se encontra instalado, a implementação de práticas sustentáveis na gestão de recursos e a programação cultural/educativa voltada para a consciencialização e debate sobre as alterações climáticas. Regista-se, igualmente, uma dedicada atenção à preservação do património cultural face aos riscos climáticos, através do mapeamento, monitorização e adoção de medidas preventivas eficazes.
Testemunho
O MNSR tem vindo a reposicionar-se sobre a urgência da ação climática, integrando a discussão nas suas exposições, programação e atividades culturais e educativas, estimulando o debate sobre o papel do setor cultural em tempos de mudanças ambientais. Esperamos dar um contributo válido para o cumprimento das metas e ações definidas no âmbito do Pacto do Porto para o Clima, através da adoção de práticas de sustentabilidade e proteção climática.
António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, 2025