Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto

As instituições de ensino superior à escala global estão confrontadas com a responsabilidade de preparar os estudantes e a sociedade para contribuírem ativamente para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|P.PORTO) é uma das oito Unidades Orgânicas do P.PORTO, estando vocacionada para o ensino, investigação e prestação de serviços na área das Ciências e Tecnologias da Saúde. Oferece 14 Licenciaturas, 13 Mestrados, 3 Programas Doutorais em parceria com outras Instituições de Ensino Superior, 8 CTeSP e vários cursos de formação não conducentes a grau.
A ESS|P.PORTO é a maior Escola de Saúde do subsistema Politécnico em Portugal, contando com cerca de 3200 Estudantes.
Conta ainda com três Centros de Investigação – em Reabilitação, em Saúde e Ambiente e em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica.
Tem também em funcionamento uma Clínica Pedagógica, que tem como finalidades principais o desenvolvimento de atividades de apoio à comunidade através da prestação de serviços especializados de cariz clínico e dentre elas, ao constituir-se como um contexto de elevado valor formativo para os seus estudantes, privilegia as atividades pedagógicas e a realização de investigação aplicada e de produção e divulgação de conhecimento científico.

Ação climática

A ESS|P.PORTO rege-se pelo princípio de se impor como uma Entidade alicerçada na procura da qualidade, sustentabilidade e excelência, contribuindo para uma valorização constante do cidadão no pleno gozo dos seus direitos e deveres.
Atualmente, as atividades que compõem o Plano Estratégico, tem como base a contribuição para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No que se refere à sustentabilidade, a nível operacional, a ESS|P.PORTO tem vindo a reforçar a sua ação para a estabilidade do sistema climático com diversas iniciativas:
– Promoção de eventos de caracter técnico-científico e atividades de sensibilização de redução do consumo de recursos;
– Iniciativas de promoção de saúde e estilos de vida saudável;
– Desenvolvimento de atividades no âmbito da Red Iberófona para a Responsabilidad Social en Salud (RIRSS);
– Participação ativa no programa ECO-escolas;
– Parque de bicicletas para estudantes e profissionais;
– Redução da utilização do papel, promovendo a desmaterialização dos processos;
– Campanhas de recolha de roupa, calçado e brinquedos;
– Ecopontos individuais distribuídos por todos os edifícios da escola;
– Visitas de estudo a áreas protegidas;
– Promoção de atividades de recolha de resíduos nas praias.

Testemunho

A ESS|P.PORTO, como instituição de ensino superior de referência, sente-se responsável pelas gerações futuras e por contribuir para uma sociedade sustentável.

Pandemias, novos paradigmas emergentes, imigração, aumento da pobreza, mudanças climáticas, tem levado a situações totalmente desconhecidas que podem afetar a saúde e bem-estar da população.
Com a assinatura do Pacto do Porto para o Clima assume o compromisso, de contribuir de forma ativa para a Saúde da Cidade do Porto e do planeta, no domínio das principais áreas de atuação: educação, investigação, prestação de serviços e atividades na comunidade e reforça a sua missão em empreender mais ações no âmbito da Responsabilidade Social na Saúde. Um caminho transformador e realista para uma melhor Saúde do nosso planeta!

Cristina Prudêncio
Presidente da ESS|P.PORTO, 2023