Universidade Lusófona do Porto

A Universidade Lusófona atua na área do ambiente e da ação climática através da formação graduada e especializada de engenheiros do ambiente e da proteção civil, de biólogos, e de programas de investigação e desenvolvimento.

Com o objetivo de promover a educação ao serviço da proteção do clima, disseminar conhecimentos e estudar soluções, docentes e estudantes desenvolvem ações e projetos de defesa do ambiente.

Ação climática

A ULusófona tem formações que visam capacitar profissionais para intervir nas áreas de gestão de resíduos, economia circular, transição energética e digital, a par da realização de eventos científicos abertos à comunidade, cujos objetivos gerais são analisar e discutir problemas ambientais, tais como Workshop sobre Eficiência Energética, Ciclo de Conferências sobre Sustentabilidade Alimentar e Alimentos Transgénicos, Conferência sobre Turismo Sustentável.

Por sua vez, o Programa Lusófona Verde tem como missão tornar cada um dos nossos campus (Porto e Lisboa) UM SÍTIO + SUSTENTÁVEL (https://www.ensinolusofona.pt/pt/sustentabilidade), a par da Responsabilidade Ambiental (https://www.ensinolusofona.pt/pt/sustentabilidade) e da Responsabilidade Social para um desenvolvimento sustentável (https://www.ensinolusofona.pt/pt/sustentabilidade). O lema é “Queremos tornar o mundo um SÍTIO + SUSTENTÁVEL”

Testemunho

A vida é um sistema de relações, afirma Grimaldi, e Coccia lembra que contra a ciência, nós cavámos um abismo entre as diferentes espécies. Porque somos parte de um mundo que todos integramos e do qual dependemos, a defesa da biodiversidade, dos ecossistemas, dos direitos de humanos e não-humanos é essencial. Assinar o Pacto do Porto para o Clima é participar na proteção da cidade e numa causa vital.

Isabel Babo
Reitora da Universidade Lusófona do Porto, 2022