Conselho Português para a Saúde e Ambiente

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 19 de outubro de 2022, que associa 51 organizações ligadas à Saúde, incluindo seis ordens profissionais, onze associações, sete laboratórios da indústria farmacêutica, quinze sociedades científicas, três grupos privados de saúde, três instituições académicas e outras organizações.

Ação climática

O aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos, relacionados com as alterações climáticas, é uma ameaça para a Saúde e Bem-Estar das populações. 

O Conselho Português para Saúde e Ambiente (CPSA) pretende intervir nas questões relacionadas com a crise climática e, a degradação ambiental e o seu impacto na saúde, defender a redução da pegada ecológica do sector da saúde, e a capacitação do sistema de saúde para enfrentar os desafios epidemiológicos e os eventos inesperados decorrentes das alterações climáticas e dos atentados ambientais. O CPSA defende e apoia ações que reduzam o impacto das alterações ambientais, – como a redução da emissão de gases com efeito de estufa e da poluição em geral -, a qualidade da água, a segurança alimentar e a perda da biodiversidade.

Testemunho

O CSPA associa-se ao Pacto do Porto para o Clima, na medida em as questões abordadas são urgentes, e pretende contribuir para o tipo de resposta e de preparação adequadas às alterações climáticas.

Mónica Rodrigues
Vice-Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA), 2023