Clube de Ténis do Porto

O Clube de Ténis do Porto, fundado em 1968, é uma instituição de utilidade pública, que se destaca na prática e formação das modalidades de Ténis e Padel. Ao longo dos seus 55 anos de existência o CTP desenvolveu uma relevante atividade social e desportiva que lhe granjeou uma imagem de prestígio não só na cidade do Porto, mas também por todo o território nacional. O CTP é neste momento o Clube de ténis mais titulado a nível nacional, destacando-se a escola de formação e de competição com uma média anual de 400 alunos, tendo ao longo da sua história formado um vasto conjunto de atletas que são referencias a nível nacional e internacional. O CTP em complemento à dinâmica desportiva promove também uma intensa atividade social, envolvendo os atuais 390 associados que em conjunto com a cidade organiza para além de uma média anual de cerca de 25 torneios de ténis e de padel, um vasto conjunto de eventos com reconhecido interesse social.

Ação climática

O Clube de Ténis do Porto nos últimos anos, tem vindo a dar um conjunto de passos que revelam uma forte preocupação pela sustentabilidade e eficiência energética da sua atividade e respetivas instalações sociais e desportivas. Destacámos a mais recente parceria com uma empresa especialista no domínio das energias renováveis, a Greenvolt, que em parceria com o CTP criou a “Comunidade energética do Clube de Ténis do Porto”, cujo licenciamento foi obtido no passado mês de março. Nas coberturas dos nossos pavilhões cobertos foi instalado um parque fotovoltaico com uma capacidade de 190.000 kWh que permitirá o autoconsumo bem como a venda da energia excedente à comunidade envolvente. Com esta solução para além do benefício económico, o Clube pode fornecer energia limpa a um conjunto de 180 famílias (num raio de 2km) a preço reduzido, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. Com este processo, o Clube de Ténis do Porto deu mais um passo para se afirmar como um clube de referência, não apenas a nível desportivo, mas também na vertente da inovação e sustentabilidade ambiental.

Testemunho

O Pacto do Porto para o Clima é uma iniciativa com a qual o Clube de Ténis do Porto se identifica a 100%. Tal como o CTP tem sido e continua a ser o Clube de ténis de referencia mais titulado a nível nacional, pretende com esta adesão ao “pacto pelo clima”, contribuir dentro das suas possibilidades, para que a cidade do Porto também possa liderar o processo da neutralidade carbónica e ação climática, tornando-se numa referência a nível nacional e internacional neste “combate” no qual todos devemos participar.

O Presidente do Clube de Ténis do Porto
Arqº Pedro Guimarães