Booklet: 10 Passos rumo a uma Cidade Neutra em Carbono
Numa época em que as cidades desempenham um papel fundamental no combate às alterações climáticas, o Contrato Climático do Porto representa um enquadramento inovador que traduz a ambição da cidade em ação. Este contrato define a abordagem estratégica do Porto para alcançar a neutralidade carbónica até 2030, identificando os parceiros, as políticas, os frameworks de atuação e as iniciativas que estão a moldar o futuro sustentável da cidade.
Assente nos contextos europeu, nacional e local, o contrato destaca a interligação entre governação, inovação e responsabilidade coletiva na resposta aos desafios climáticos. Explica o modelo de governação baseado na liderança, sublinha a importância da colaboração entre múltiplos intervenientes e enfatiza o papel do Pacto do Porto para o Clima na mobilização de organizações, empresas e cidadãos para uma visão comum.
Desde o desenvolvimento de um portefólio sólido de ações climáticas até à criação de estratégias inovadoras de financiamento, soluções de cidade inteligente e iniciativas comunitárias, este livro apresenta os passos essenciais que qualquer cidade pode seguir — tal como o Porto já está a fazer — para concretizar a sua ambição climática e reduzir as emissões de carbono. Aborda, ainda, o programa Missão Cidades, que coloca o Porto entre as cidades europeias na vanguarda da sustentabilidade e da neutralidade climática, e detalha como a monitorização do progresso, a avaliação dos resultados e a adaptação das estratégias garantirão um sucesso duradouro para a cidade.
Para além de servir como um roteiro estratégico baseado num caso concreto, este livro oferece perspetivas valiosas sobre políticas públicas, transformação urbana e resiliência climática para cidades em todo o mundo. Trata-se de um guia essencial para decisores políticos, urbanistas, líderes em sustentabilidade e cidadãos empenhados em compreender como a ação local pode impulsionar a mudança global.
Com uma abordagem estratégica, mas ao mesmo tempo prática, o Contrato Climático do Porto é um testemunho do poder das cidades na construção de um futuro sustentável – demonstrando que a neutralidade climática não é apenas uma aspiração, mas uma meta alcançável através do esforço coletivo e da inovação.