Cidade recebe Selo de Missão da UE como resultado do trabalho em prol da neutralidade carbónica

10/10/2024

A Comissão Europeia atribuiu, esta segunda-feira, o Selo de Missão ao Porto, tal como a outras 19 cidades que fazem parte da Missão da União Europeia para Cidades Inteligentes e Neutras em Clima. Esta gratificação surge como resultado do trabalho que o Município tem feito para alcançar a neutralidade climática.

Os esforços feitos pelo Município são notórios no Contrato Climático do Porto, que prevê um investimento de 2,2 mil milhões de euros na cidade do Porto para atingir a neutralidade carbónica até 2030. O plano contempla um orçamento distribuído por cinco grandes áreas de ação, sendo suportado por investimento público, municipal, privado e dos cidadãos.

“O Selo de Missão da União Europeia (UE) celebra os passos ousados tomados em direção à neutralidade climática. Este compromisso abre caminho para um futuro sustentável e resiliente para todas as comunidades. A Comissão Europeia vai continuar a apoiar as cidades nesta jornada”, referiu a comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova, em comunicado.

A notícia foi bem recebida no Município, por representar mais um reconhecimento do trabalho ambiental que tem sido alicerçado.

Liderar pelo exemplo

“O trabalho desenvolvido tem sido muito sério, multidisciplinar e comprometido com o presente e o futuro do Porto e dos portuenses. As alterações climáticas são um dos assuntos mais desafiantes deste século e é muito importante que o Porto esteja entre as cidades mais envolvidas, liderando pelo exemplo”, reagiu o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

“Trata-se de um projeto de cidade coletivo, como nos tem provado o crescente interesse e adesão de organizações e cidadãos ao Pacto do Porto para o Clima. Este pacto reflete, de forma perfeita, uma colaboração e intervenção de múltiplos stakeholders rumo a um objetivo comum”, acrescentou o também vereador do Ambiente e Transição Climática.

O Selo de Missão da UE reconhece a qualidade do trabalho desenvolvido, cunhando-o com a avaliação do Banco Europeu de Investimento, Joint Research Center e Secretariado da Missão Cidades.

As outras cidades que também receberam o selo são as seguintes: Aachen, Münster (Alemanha), Trikala (Grécia), Miskolc (Hungria), Eilat (Israel), Bolonha, Bérgamo, Milão, Prato, Turim (Itália), Liepāja (Letônia), Haia (Holanda), Bucareste, Suceava (Roménia), Liubliana, Kranj (Eslovénia), Gotemburgo, Gävle, Umeå (Suécia).