Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto são o resultado da consolidação de um percurso marcante das políticas de ação social, traduzidas no repensar contínuo de estratégias e no enquadramento e adaptação às permanentes e desafiantes exigências daqueles para quem a nossa atuação é primordial, os estudantes. Estamos assim, fortemente empenhados em promover uma cultura de cuidado, proximidade e inclusão, numa missão que requer o compromisso de todos. Acreditamos que a aposta no ensino superior será sempre a melhor estratégia para contrariar a imobilidade geracional, promovendo a coesão social e impulsionando a criação de novos talentos.
Ação climática
Os SASUP têm implementado medidas sustentáveis, como a redução do uso de guardanapos e plástico nas suas cantinas, a promoção de práticas de economia circular, o incentivo ao consumo sustentável de água da torneira com a redução do uso de plástico descartável. As suas residências e unidades de alimentação possuem o certificado Coração Verde atribuído pela Lipor pelas suas boas práticas de gestão de resíduos. Promove, ainda, campanhas de sensibilização sobre a mudança climática.
Testemunho
Os SASUP assumem com convicção a assinatura do Pacto do Clima, conscientes de que a transição climática é um imperativo global e uma responsabilidade coletiva. Como organização profundamente comprometida com a responsabilidade social e ambiental, reconhecemos que este gesto é mais do que uma formalidade, é uma ação concreta em direção a um futuro mais sustentável e equitativo.
Ao subscrever este pacto, reiteramos as nossas ambições ambientais e reafirmamos o nosso propósito de sermos agentes de mudança. Este compromisso não apenas reflete a nossa visão de uma gestão responsável, mas também traduz o desejo de contribuir ativamente para a construção de um futuro que equilibre as necessidades do presente com o respeito pelos recursos das gerações futuras. Acreditamos que cada passo em direção à sustentabilidade é uma oportunidade para transformar realidades e inspirar outros a unir esforços numa causa que é, acima de tudo, global.