Novo sistema de avaliação procura melhorar a eficiência energética e material do parque habitacional

12/05/2025

A Porto Vivo, SRU está a desenvolver uma metodologia sistemática de avaliação do impacto ambiental do edificado. Sinergia com o laboratório colaborativo BUILT CoLAB procura tornar os edifícios adaptáveis, inteligentes, resilientes e sustentáveis.

Este objetivo será concretizado através da definição de modelos digitais 3D de um edifício ou infraestrutura, que incorporam informações detalhadas sobre a construção, desde o projeto até a manutenção (BIM) e de uma análise aprofundada de ciclo de vida dos arquétipos.

Após esta fase, será criado um modelo matemático que permitirá avaliar o cenário na totalidade dos edifícios que integram o portefólio da Porto Vivo, SRU. Implementado o modelo, a empresa municipal responsável pelo arrendamento acessível e pela reabilitação urbana na cidade terá a capacidade de mensurar, de forma exata, a dimensão dos impactos construtivos.

Enquanto subscritora do Pacto do Porto para o Clima, a Porto Vivo, SRU está a promover uma redução mensurável de gases de efeito estufa, definindo uma metodologia replicável para novos projetos. O novo sistema vai permitir melhorar a eficiência energética e material do seu parque habitacional, figurando como um suporte direto às metas de neutralidade carbónica do Município.