Estratégia de Biodiversidade propõe-se a trazer a natureza para mais perto das pessoas

02/07/2025

Conhecer a biodiversidade da cidade de uma forma mais sistemática através de um inventário de diversos grupos biológicos em diversos habitats, definir objetivos e prioridades e delinear ações concretas a ser implementadas. Eis os objetivos da Estratégia de Biodiversidade do Município do Porto, cuja ambição é trazer a natureza para a cidade e para mais perto dos cidadãos.

“As cidades são oportunidades e podem até ser pequenos oásis para a biodiversidade, e vários estudos demonstram que o contacto frequente com a natureza traz benefícios físicos e psicológico para a pessoas”, sublinhou o vice-presidente da Câmara, na primeira reunião para concretização do plano.

Nas palavras de Filipe Araújo, “a natureza é um importante recurso para resolver desafios da gestão urbana, através das soluções baseadas na natureza, que nos ajudam a amenizar as consequências dos fenómenos climáticos extremos, como as precipitações intensas e as ondas de calor”.

O trabalho, alinhado com os objetivos da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade 2030, dos Urban Nature Plans e da Lei do Restauro da Natureza, começou a ser desenvolvido no início de 2025 e prevê-se a sua conclusão em agosto de 2026.

Até ao momento, foi já realizada a primeira campanha de inventariação de fauna e flora na cidade, cujos resultados foram parcialmente apresentados na sessão. Apesar desta fase de estudo ainda não estar concluída, é possível afirmar que o Porto é uma cidade com uma elevada biodiversidade, pois já foram encontradas mais espécies do que as teoricamente esperadas, como é o caso da flora vascular e das aves.

Como forma de enriquecer a Estratégia, esta sessão foi também o momento de dar início à constituição de uma Comissão de Acompanhamento do projeto, constituída por técnicos municipais, investigadores, especialistas e todos os dotados na área, que contribuirão com os seus conhecimentos técnicos e documentação relevante.