Impressão 3D permite poupanças de milhares de euros em peças técnicas à Águas e Energia do Porto

31/10/2025

A Águas e Energia do Porto está a reduzir significativamente os seus custos operacionais através da produção interna de componentes técnicos com impressão 3D.

A estratégia, que partiu de uma iniciativa dos colaboradores da empresa municipal, insere-se na lógica de eficiência e inovação aplicada à gestão pública de infraestruturas, com impactos diretos na autonomia técnica e sustentabilidade da operação.

Desde o arranque do projeto, o laboratório interno de impressão 3D – o Watter Fab Lab – permitiu substituir peças dispendiosas e, em alguns casos, descontinuadas, por alternativas de produção interna. Exemplo mais recente disso, são os suportes para sondas de medição de nível, totalmente idealizados e concebidos pela equipa da Águas e Energia do Porto.

Estas peças são essenciais à monitorização da rede: cada unidade adquirida no mercado custa cerca de 300 euros, mas a versão impressa internamente representa um custo unitário de apenas 2,61 euros. Até ao momento, foram produzidas 20 peças, 12 das quais já em funcionamento.

A tecnologia tem também permitido soluções rápidas para desafios operacionais, como a reprodução de dobradiças técnicas descontinuadas em quadros elétricos, evitando a substituição integral dos equipamentos. Outros exemplos incluem suportes de lanternas para capacetes e trincos para fechos de quadros técnicos.

O Watter Fab Lab, criado em 2019, já produziu mais de 20 mil peças e integra a estratégia de economia circular da empresa, com substituição de materiais convencionais por bioplásticos. O projeto valeu à Águas e Energia do Porto o Prémio Inovação 2025, atribuído pela ERSAR.

A iniciativa posiciona-se como um caso de estudo nacional na aplicação de tecnologias acessíveis à modernização dos serviços públicos e à transição para modelos operacionais mais resilientes e sustentáveis. Constitui, ainda, uma demonstração de como a iniciativa e o compromisso das equipas técnicas com a sustentabilidade podem gerar inovação com impacto na gestão pública.