Skip to content

Literacia e sustentabilidade alimentar em debate em congresso de nutrição

19/06/2026

O Congresso de Nutrição e Alimentação, sob o tema “25 anos a partilhar ciência”, decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Na edição comemorativa de 25 anos de realização consecutiva deste evento, estiveram presentes mais de 1.750 participantes, bem como cerca de 100 oradores e moderadores.

Ano após ano, este congresso tem-se destacado como um marco na área da nutrição e alimentação em Portugal, contribuindo, não só, para a atualização profissional como também para a partilha de experiências.

“A literacia e a sustentabilidade alimentares são temas centrais às vidas de todos nós e devem ser abordadas com seriedade. Trata-se da nossa saúde e da saúde do planeta que nos abriga”, destacou a vice-presidente da Câmara do Porto, Catarina Araújo.

A autarca lembrou ainda que, nos dias que correm, “a literacia alimentar não se cinge à escolha, preparação e consumo de alimentos. Prende-se, igualmente, com o percurso que os alimentos fazem até chegarem aos pontos de venda e, também, com aquilo que acontece depois, com o percurso que os excedentes alimentares e as embalagens farão uma vez descartados”.

“A alimentação é hoje uma questão ambiental tanto quanto uma questão de saúde e o ciclo de abastecimento alimentar é um elemento absolutamente chave na preservação do meio ambiente”, sustentou a também vereadora do Ambiente e Sustentabilidade.

Catarina Araújo clarificou ainda que no Município do Porto “desenvolve um esforço contínuo e estruturado para promover a produção biológica, sustentável e de proximidade, com produtos regionais e sazonais, que respeitam o solo, a água e a biodiversidade”.

Durante os dois dias do evento, foram referidas as transformações científicas, tecnológicas e sociais que marcam a área das ciências da nutrição e alimentação e com isso, o setor da saúde e o agro-alimentar.