Critical Software

Na Critical Software, acreditamos que devemos contribuir para construir um mundo melhor e mais seguro através de tecnologias de confiança e transformadoras.

Em todo o mundo, as pessoas e organizações dependem do que fazemos. Isso significa que a tecnologia não é apenas o nosso negócio, é a nossa oportunidade de ajudar a mudar o mundo.

Desde 1998, temos ajudado empresas em indústrias globais desde aeroespacial, transportes, energia, saúde e finanças, com especializações em Cyber Security, Digital Transformation, Safety Management, Testing e Systems & Software Development. Somos também uma das poucas empresas de tecnologia no mundo a ter processos ágeis de desenvolvimento de software classificados no CMMI Nível 5.

Tão importante como os nossos conhecimentos técnicos é a nossa forte cultura empresarial, que nos guia em tudo o que fazemos. Mais do que uma empresa, somos uma comunidade. A nossa cultura e valores são os alicerces de quem somos e do que fazemos. Orgulhamo-nos de ter sido reconhecidos com a certificação B Corp e também Investors in People Gold, reflectindo o nosso compromisso constante com a sustentabilidade, transparência e de empresa cidadã.

Ação climática

A Critical Software, antes de ser uma empresa é uma comunidade.
Uma comunidade de pessoas que contribuem ativamente para tornar o nosso planeta melhor, mais seguro e também mais sustentável.
Materializamos o conceito de empresa cidadã, através das nossas ações, com o intuito de agir e influenciar positivamente, não só a nossa comunidade, mas também as comunidades que nos rodeiam. Só em conjunto é possível atingir os desafios que o futuro nos coloca.
Temos uma estratégia de sustentabilidade estruturada, abrangente, ambiciosa, com um conjunto de políticas, medidas e iniciativas, que envolvem todas as áreas da nossa organização, que no seu conjunto, contribuem para a redução do impacto ambiental e para a defesa do nosso meio ambiente.
Entre as várias medidas referentes à ação climática, destaque para o programa contínuo “GoGreen”, que agrega uma série de medidas concretas, relativas aos nossos edifícios, onde se inclui naturalmente o nosso escritório, no centro histórico do Porto. A ambição de tornar o nosso mundo melhor, diversifica-se em medidas desde a energia, a água, os resíduos, o consumo, até à formação. Todas nos permitem contribuir como um agente ativo, na defesa e sustentabilidade no nosso planeta.

Ente estas medidas, estão por ex: o processo de reciclagem implementado; a instalação de redutores de caudal para redução do consumo de água; a eliminação do consumo de plástico; os sensores de ocupação para otimização da utilização de luz; a instalação de iluminação LED; a divulgação de artigos de sensibilização ecológica; o fornecimento de energia 100% renovável nos nossos edifícios; a instalação de painéis solares e a redução do consumo de papel. São alguns exemplos medidas no âmbito da ação climática que temos implementadas. 

Testemunho

O propósito da Critical é contribuir para a construção de um mundo melhor e mais seguro. Enquanto empresa cidadã que quer ser, e empresa B Corp que já é, a Critical Software persegue um caminho ambicioso nos três pilares que definem Sustentabilidade: o económico, o social, e o ambiental. É por isso com enorme entusiasmo que subscrevemos o Pacto para o Clima do Município do Porto, e que nos juntamos a tantos outros para que também no que toca ao ambiente e ao combate das alterações climáticas o Porto possa ser um exemplo maior.

Gonçalo Quadros
Chairman, 2022