JP Sá Couto

Há mais de trinta anos, os irmãos João Paulo e Jorge Sá Couto iniciaram a sua aventura no universo tecnológico. jp Sá Couto começou com um serviço de assistência técnica premium que mais tarde avançou para o sector da Distribuição. Em 2008, a jp Sá Couto foi pioneira no desenvolvimento de tecnologias para a educação e implementou o primeiro projecto de educação em larga escala em Portugal, que ainda hoje é considerado o maior projecto na Europa.

Em Janeiro de 2017, fundado por jp Sá Couto, jp.group é um grupo empresarial português, com presença internacional e que actua principalmente no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas também em áreas complementares que reforçam e valorizam as soluções oferecidas ao mercado. Na área da educação, o jp.group está a liderar uma revoluçao de longo prazo, que democratiza o acesso à informação e à tecnologia, que inspira diariamente a igualdade e o conhecimento, e que já mudou a vida de milhões de estudantes, centenas de comunidades educativas e dezenas de países. Com um profundo conhecimento e experiência no sector tecnológico a nível local e global, o jp.group integra um conjunto diversificado de negócios – Educação, Serviços e Investimentos.

Ação climática

A Terra é a única casa que temos, pelo que a nossa missão deve ser protegê-la. Além disso, devemos recordar que somos todos responsáveis pelo destino da nossa casa! A JP Sá Couto acredita que temos influência quando se trata de contribuir para a sustentabilidade do nosso Planeta.
Desde 2017 que na JP Sá Couto tem vindo a implementar várias iniciativas para combater as alterações climáticas. As iniciativas mais antigas são a reciclagem dos resíduos (papel e plástico) que produzimos, pelo que, no âmbito da iniciativa de boas-vindas aos funcionários, o kit de boas-vindas inclui uma garrafa de alumínio para água e uma chávena reutilizável para café e, ainda, a implementação de iniciativas de sensibilização, que visam os colaboradores sobre a importância da poupança de energia para um Planeta mais sustentável – “Lights Off, Nature On”.
De forma a ajudar ainda mais o planeta, desde julho de 2020, na JP Sá Couto tem vindo a utilizar papel de mãos e higiénico feito a partir de embalagens de cartão reciclado. Com estas iniciativas já evitou a emissão de mais de 880 kg de CO2.
Desde 2021, a eletricidade utilizada nas instalações provém de fontes renováveis, o que traz várias vantagens uma vez que não polui a atmosfera, o solo e também utiliza fontes que não se esgotam. Ainda, oito veículos da frota da empresa foram substituídos por modelos híbridos, uma opção mais sustentável para reduzir as emissões nocivas e a poluição sonora. Foram, também, instalados painéis solares no telhado da sede, permitindo reduzir os custos energéticos e a poluição e as emissões de gases com efeito de estufa. 35% da energia utilizada na JP Sá Couto provém destes painéis.
Atualmente, os consumidores procuram cada vez mais informações sobre a sustentabilidade dos produtos que adquirem, e, portanto, o papel das empresas torna-se mais relevante. Neste sentido, desde janeiro 2022, os equipamentos da JP Sá Couto adotaram uma embalagem certificada pelo Forest Stewardship Council, feita de florestas cultivadas de forma sustentável e de plástico reciclável.
Por último, em setembro de 2022, o nosso parceiro Electrão esteve a promover uma campanha de recolha de baterias e equipamentos elétricos usados para apoiar o IPO – Instituto Português de Oncologia, de forma, não só, a proteger o ambiente, dar nova vida aos equipamentos elétricos e baterias, mas também contribuir para a uma missão humanitária.
Após o desenvolvimento e implementação das iniciativas mencionadas acima e outras, em junho de 2021, a JP Sá Couto obteve a Certificação Ambiental – ISO 14001:2015.

Testemunho

Tenho o prazer de confirmar que a JP Sá Couto reafirma seu apoio aos dezassete Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
O nosso commitment com o Pacto para o Clima significa que todos os dias teremos a preocupação de olhar atentamente para as nossas ações para melhorar continuamente a integração deste Pacto nos nossos princípios, na nossa estratégia de negócio, na cultura e nas nossas operações diárias. Também nos comprometemos a partilhar essas informações com os nossos stakeholders usando os nossos principais canais de comunicação

Jorge Sá Couto
Chairman da JP Sá Couto, 2022