Ricardo & Barbosa

Criada a 1 de abril de 1978, a Ricardo & Barbosa é uma das maiores referências nacionais no fabrico de ferramentas de alta precisão para as indústrias Automóvel, Eletrónica, Aeronáutica e Oil & Gas, estando atualmente presente em mais de vinte e seis países em todo o mundo. Somos especialistas em projeto e fabricação de ferramentas (incluindo ferramentas de hidroformagem), maquinação de de alta precisão (+/- 0,003 mm), tratamentos de superfície e subconjuntos (soluções chave na mão).

Dispomos de 60 máquinas CNC (Fresagem, Tornos, Retificação Plana, Retificação Cilíndrica e EDM), para produzir em todo o tipo de materiais, desde a peça única até grandes lotes. Temos duas fábricas (Portugal e México) e sete distribuidores, para dar suporte técnico e local aos nossos clientes.

Ação climática

A R&B, empresa no setor industrial com certificação ISO14001, tem vindo a implementar ao longo dos anos medidas que visam a preservação do meio ambiente, sob uma perspetiva de Ciclo de Vida do produto. Desde soluções energeticamente sustentáveis – conversão da frota para veículos elétricos, e implementação de um parque fotovoltaico – à influência nos seus fornecedores para a mesma visão.

Testemunho

Queremos ser o exemplo para as gerações futuras, deixando um legado ambiental que permita a coexistência humana, com a natureza. Os recursos são reduzidos, e estamos num momento de atuação. Com o pacto apenas reforçamos o compromisso e empenho nesta causa não de um mas de todos.

Maria João Barbosa
Diretora Geral, 2022