UPTEC – Science and Technology Park of University of Porto

Ação climática

A UPTEC está comprometida com os princípios de sustentabilidade e com o combate às alterações climáticas. No âmbito da sua missão de promoção do empreendedorismo, a UPTEC tem promovido o crescimento de startups dedicadas ao desenvolvimento de soluções inovadores para a construção de sociedades mais sustentáveis. Além disso, a UPTEC tem coorganizado, com a LIPOR, Smart Waste Portugal e Pacto Português para os Plásticos, o Climatelaunchpad, a maior competição de ideias de negócio cleantech do mundo.
O compromisso com comportamentos ambientalmente mais sustentáveis verifica-se, também, na implementação do projeto Dose Certa (redução do desperdício alimentar), e no acolhimento das iniciativas de distribuição de alimentos locais da AMAP. Com intuito de incentivar as empresas a adotarem hábitos de reciclagem, colocamos ecopontos nos escritórios e nos espaços comuns dos edifícios. A reciclagem de material elétrico e eletrónico é, também, uma preocupação da UPTEC e, por isso, somos parceiros de recolha da ERP Portugal e da Recycle Geeks, iniciativa que repara computadores em fim de vida para revenda, com doação dos lucros a IPSSs. 

Testemunho

É com muito honra que a UPTEC subscreve este Pacto e se compromete a contribuir para a dinamização de iniciativas no combate às alterações climáticas. Enquanto berço de inovação, acreditamos que a resposta a este desafio pode também surgir de novas soluções de economia circular, cleantech ou mobilidade sustentável, como as que fazem parte da comunidade da UPTEC.

Joana Resende
Presidente da UPTEC, 2022